Advogados apontam dicas para aproveitar a “festa da firma” sem transtornos

Depois de um ano inteiro de trabalho, dezembro é o mês que traz um pouco de descontração, embalado pelo espírito natalino e expectativas para o novo ano. Além da reunião familiar e entre amigos, as “festas da firma” são tradição. A intenção é confraternizar empregados, gestores e colaboradores de forma harmônica. Para isso acontecer é preciso ter alguns cuidados.

Segundo os sócios do escritório SAZ Advogados, os advogados Fabiana Zani e Rodrigo Salerno, não existe uma regra que determine como deve ser feita a confraternização. Mas alguns pontos devem ser considerados.

“Gestores e empregados não deixam de ter responsabilidades durante a confraternização. Mas cabe às empresas pensar na organização como um encontro amistoso e agradável, para que os trabalhadores possam vivenciar experiências positivas junto aos colegas e a empresa. Um dos pontos a favor desse tipo de reunião é justamente sua capacidade de aumentar a sensação de ligação e pertencimento da equipe”, afirma o advogado Rodrigo Salerno, de Piracicaba (SP).

Outro fator positivo das celebrações corporativas de fim de ano é a possibilidade de os gestores conhecerem melhor seus colaboradores, muitas vezes representantes da organização frente a clientes e fornecedores. “Uma festa bem elaborada revela aos empregados a importância deles para a empresa. Essa valorização é um estímulo para que haja adesão de todos”.

Quanto aos empregados, é importante saber equilibrar a diversão com a imagem e responsabilidade relativas ao cargo ocupado. “A confraternização é um momento de alegria e um tipo de interação social passageira. No dia seguinte continuam os compromissos, a cobrança por tarefas e a rotina do trabalho. Isso não é motivo para deixar de aproveitar. Pelo contrário, é uma oportunidade para conhecer melhor os colegas e estreitar laços já existentes. Só cuidado com os excessos”, pontua a advogada Fabiana Zani.

Para evitar surpresas pós “festa da firma”, os especialistas da SAZ Advogados apresentam algumas dicas: moderação com a bebida alcóolica; manter questões do trabalho fora da conversa; estar aberto à conhecer melhor as pessoas; não forçar intimidade com chefes ou mesmo com colegas que não são tão próximos; confirmar se pode levar parentes e acompanhantes; saber quem você pode marcar em fotos nas redes sociais (dê preferência, aproveite o momento e não fique preso ao celular).

Fonte: SAZ Advogados
Foto: Pixabay

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.