Acil e Ciesp veem com otimismo nova linha de crédito que auxilia empreendedores e pode salvar empregos

A Medida Provisória que cria o Programa de Estímulo ao Crédito (PEC) foi publicada nesta quarta-feira (7) no Diário Oficial da União e tem como foco micro e pequenas empresas, produtores rurais e microempreendedores individuais (MEIs), sejam pessoas físicas ou jurídicas, com receita bruta anual de até R$ 4,8 milhões.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Limeira (Acil), José Mário Bozza Gazzetta, destaca que este PEC beneficiará justamente os setores que produzem empregos.

Marcos Bozza, diretor do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) Limeira, lembra que trata-se de mais uma MP que oferece auxílio e em montante significativo. São R$ 48 bilhões em crédito. E o que também chamou atenção dele é que a operacionalização se dará com recursos das próprias instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central. “Ou seja, sem sobrecarregar os cofres públicos. Ainda está vai para Câmara e Senado aprovarem, mas chega em boa hora”. Ele lembrou do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), que começou oferecer novos financiamentos nesta quarta-feira (7).

No caso da MP que cria o Programa de Estímulo ao Crédito, se aprovada pela Câmara e pelo Senado, ficará a cargo do Conselho Monetário Nacional fixar as regras gerais desses empréstimos, como taxa de juros, duração e carência. Já a supervisão do programa ficará sob a responsabilidade do Banco Central.

Para o presidente da Acil, mesmo sendo necessária a normalização, os setores que serão beneficiados são os que produzem empregos. “O PEC contempla micros e pequenas empresas, produtores rurais e MEIs. É a grande gama que o Brasil tem na produção de empregos. São as empresas que farão a diferença, irão gerar negócios, mais empregos e nossa economia voltará a girar. Esse pessoal precisa muito desse estímulo, pois foi o que mais sofreu na pandemia”, descreveu.

A expectativa do governo, com a medida, é garantir a oferta regular de serviços e programas voltados à população em geral, especialmente a mais vulnerável, para minimizar os efeitos provocados pela pandemia de covid-19. “Sempre são bem-vindas essas medidas que prestigiam as empresas que têm dificuldade de obter crédito, para que elas possam trabalhar e crescer com nosso país”, finalizou. (Com informações da Agência Brasil)

Expectativa com efeito da vacinação

Detalhes, como taxas de juros, ainda não foram informados, mas para o diretor do Ciesp esta nova linha de crédito poderá auxiliar os que precisam manter seus negócios neste momento. Há expectativa de um último trimestre do ano, conforme Marcos Bozza, de uma importante retomada da economia com reflexo do efeito da vacina na população e estímulo de compra.

Algumas restrições, necessárias para tentar conter as transmissões, ainda impedem o abastecimento da cadeia produtiva, explica o diretor do Ciesp. Com a retomada gradativa das atividades, é possível que o final de 2021 seja produtivo.

Na Foto: Marcos Bozza, do Ciesp Limeira à esquerda e, José Mário Bozza Gazzetta, da Acil, à direita.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.